sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Romantismo X Realismo

Boa tarde pessoal! Aqui está o texto para ajudar principalmente estudantes que estão no segundo ano do ensino médio, assim como qualquer um que aprecia a literatura :D ... Espero que todos gostem. Qualquer duvida ou sugestão é só comentar.

Toda classe literária surge a partir de um contexto histórico marcado por características e acontecimentos diferentes. As classes aqui tratadas serão o Romantismo e o Realismo, que apresentam grandes diferenças entre si, devido a vários fatores ocorridos em épocas diferentes.


  














Primeiramente, o romantismo teve inicio no século XVIII e como marco a revolução francesa. Nessa época a burguesia ganha a ascensão social tão esperada e a partir deste ponto a literatura vai ser produzida para atender essa classe. Algumas características do Romantismo são:

  • Mundo idealizado: o mal deve ser punido, o bem deve ser recompensado e o amor ao final prevalece= mundo perfeito.
  • Individualismo/subjetivismo: as historias terão como enfoque nas emoções e sentimentos do personagem principal.
  • Naturalismo: só a natureza consegue expressar os sentimentos narrados.

As produções poéticas podem ser divididas em três gerações: Nacionalista/indianista, mal do século e condoreirismo (libertária). As narrativas românticas têm:

  1. Tom de aventura e ação;
  2. Personagens planas de pensamento e de ações previsíveis;
  3. O herói é irrepreensível e ilustre;
  4. A linguagem é culta com estilo metafórico e poético (que pode ser observado nas descrições e adjetivação voltadas a elevar o objeto descrito).

 


Posteriormente, o Realismo surge no século XIX como efeito da revolução industrial. Nesse período nasce a classe dos proletariados, trabalhadores das indústrias de classe baixa, os quais serão retratados nessa literatura. Algumas características do realismo são:

  • O mundo é real: em que são retratados fatos da vida cotidiana de maneira crua e nua.
  • Questões universais/objetivas: são os temas apresentados que estão relacionados ao homem e sua essência.

Nesse período há o surgimento de idéias cientifico filosóficas, são elas: o positivismo, determinismo, darwinismo, entre outros. A produção literária pode ser dividida em: realista, cotidiana, metafísica e parnasiana. Por ultimo podemos ver que a narrativa é:

  1. Lenta, acompanhando o tempo psicológico;
  2. Os personagens são trabalhados profundamente na sua parte psicológica;
  3. O herói em muitos casos é problemático, cheio de defeitos e manias;
  4. Linguagem é culta e direta (que pode ser observada nas descrições e adjetivação objetivas, voltadas a captar o real como é).
 



Portanto, podemos compara entre essas duas literaturas por duas idéias opostas: mundo idealizado X um mundo real sem fantasias e perfeições, onde são tratados temas de cunho universal sobre a essência humana retratando a vida em sociedade de um modo objetivo, aprofundando-se no psicológico humano. Tudo isso deve-se ao contexto histórico em que cada uma está inserida, enquanto o Romantismo surge de um mundo imaginário do qual as pessoas esperavam na época da revolução francesa, o Realismo surge a partir do pensamento cientifico filosófico em que modo de observar mundo mudou de foco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário