sábado, 4 de janeiro de 2014

As Crônicas de Nárnia

Feliz ano novo para todos vocês, leitores, desejo um ótimo ano com muitas conquistas, amizades, felicidades, amor, estudo e alergia. Espero até que eu consiga completar todos os objetivos que estão em minha mente, não só para o blog, mas para minha vida. Em outro post coloco o que eu pretendo como projeto para esse novo ano.

Eu comprei o volume único no submarino por R$ 19,90, foi um sonho realizado, pois agora tinha as sete crônicas todas juntas e em ordem, digo, vale a pena! Porque assim você não gasta tempo nem dinheiro para comprar o outro livro da sequência, não perde a linha de raciocínio e pode ler até cansar ou até acabar. Posso falar que não era fã das Crônicas de Nárnia, mas adorava a magia do filme e a historia também, mesmo não assistindo o filme do Príncipe Caspian. Meus amigos diziam que era muito bom, muitos estavam relendo, e quando vi a capa e os desenhos em cada capítulo disse: "Eu quero ler esse livro". Depois que comprei fiquei apaixonada pelas histórias ♥♥♥

O livro é mais que incrível, as histórias são fantásticas e surpreendentes, cheias de magia e encanto, vale a pena ler 750 páginas. Na minha opinião as melhores crônicas são: o sobrinho do mago, o cavalo e seu menino e cadeira de prata. Quem viu apenas o filme não sabe o quanto de informação está perdendo sobre o início espetacular de Nárnia na primeira crônica, e suas eras de prosperidade e sucessões de reis com histórias emocionantes e desafiadoras. Vou dar umas dicas de como Nárnia surgiu: anéis mágicos, verde e amarelo, duas crianças (não eram nem Lúcia, nem Susana, nem Pedro e Edmundo), um bosque e lagos.  Para não enrolar muito vou colocar umas características de cada conto, para fazer você que não leu, ter vontade de ler:

1.O sobrinho do mago> essa história é para quem gosta de fantasia e magia, muita magia. Aqui é narrado tudo que você gostaria de saber sobre Nárnia, sua criação, porque a feiticeira branca foi parar nesse mundo, porque só alguns animais falam e outros não e porque o guarda roupa leva, na segunda crônica, as crianças para Nárnia.


2.O leão, a feiticeira e o guarda roupa> não sei porque não começaram pela primeira crônica e sim por essa, mas o filme é muito fiel (claro que o livro é muito melhor :D). Essa história conta como foi a queda da feiticeira branca e como os quatro irmãos viraram reis e rainhas de Nárnia.



3.O cavalo e seu menino> essa história narra o período da Idade de ouro em Nárnia (Lúcia, Susana, Pedro e Edmundo eram grandes reis e rainhas, numa época de paz e conquistas), é para quem gosta de muita aventura, mudanças de cenários e missões. Nessa crônica um menino pobre e com seus problemas junto com um cavalo nas mesmas condições que o rapaz fogem para mudar de vida e no meio do caminho acontecem muitas confusões, encontros e revelações, ao final aprendemos uma grande lição de vida (é muito legal).


4.Príncipe Caspian> eu não sei se o filme é fiel, ainda vou assistí-lo. Mas a crônica conta como os quatro irmãos voltaram para Nárnia e salvaram este país do poder Telmarino com ajuda de Caspian e os animais falantes (época de crise de Nárnia em que eram poucos que acreditavam em Aslam, nas quatro crianças e histórias passadas). 



5.A viagem do peregrino da Alvorada> eu vi o filme e é bem fiel ao livro, porém no livro tem um pouco mais de aventura e com certeza mais detalhes. Essa crônica é para quem gosta de aventuras marítimas, descoberta de ilhas desertas, as quais cada uma tem um mistério e uma aventura escondida. Conta como um menino chato e ignorante vira um menino corajoso e crente em Nárnia e suas histórias. 



6.A cadeira de prata> essa história é demais, conta como Eustáquio volta a Nárnia com sua amiga Jill e tem a missão de encontrar o Rilian, único herdeiro do príncipe Caspian (nessa história está bem velhinho), que está perdido e para isso contam com a ajuda de um brejeiro. Eles passam por muitas aventuras e perigos correndo riscos tremendos de morte. Há um mistério e muita feitiçaria envolvida nessa jornada.



7.A última batalha> eu não gostei muito dessa crônica, mas não é chata e também não é tudo isso, o final que é legal. A história conta como um falso Aslam foi criado a partir de um macaco muito folgado, fazendo com que Nárnia fosse comprada pela Calormânia e os animais falantes fossem maltratados. O último rei de Nárnia, Tirian, recebe ajuda de Jill e Eustaquio novamente e devem conquistar a confiança dos animais falantes para lutarem juntos. Essa história se caracteriza pelo surgimento de uma nova Nárnia, de reencontros entre histórias e personagens passados.



Minha nota é cinco estrelas para o livro (como nota máxima), é um dos melhores depois de Harry Potter. Só não gostei muito do final, apesar de ser espetacular e ter magia ao extremo é um pouco triste, mas um triste mais para o feliz do que para o triste (eu sei que você provavelmente não tenha entendido nada, mas até para mim é complicado, sabe). Se você leu comente o que achou do final e qual a sua nota. Se você não leu, comece a ler para descobrir esse universo de encanto e emoções, comente qual as suas expectativas e se esse post te incentivou a ler. 

É isso aí pessoal, continuem lendo nessas férias, é muito bom né :D



2 comentários:

  1. Eu também dou nota 5! Lewis é incrível! Eu particularmente fiquei surpreso com o final, triste também, mas feliz com o ocorrido. Foi super autêntico e surpreendente! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Rafa! O final surpreende a todos, e cada história tem algo que nos reserva como aprendizado. Obrigada por sempre estar comentando aqui *_*

      Excluir